Comecei a praticar ginástica no SLB simplesmente porque tinha o pé “chato” e porque segundo o ortopedista, a ginástica poderia ajudar a corrigir e controlar o peso. Desde pequena que queria ser professora de ginástica e quando na adolescência passei a fazer parte das classes de representação de ginástica e dança SLB já estava decidida a ingressar no curso de educação física do então ISEF. Entrei no curso de licenciatura em educação física ramo ergonomia mas sempre com a prática de ginástica no SLB.

A ginástica aeróbica surge em Portugal no final dos anos oitenta, coincidindo com a minha fase académica e em que começai a dar aulas de aeróbica em ginásios. O primeiro foi a academia de ginástica e dança Agostinho Ferreira.

Quando acabei a minha licenciatura, fiz estágio profissional de análise ergonómica na Caixa Geral de Depósitos. Mas ao mesmo tempo dava aulas de aeróbica e treinava no Ginásio Físico e Forma que veio a organizar o primeiro campeonato nacional e internacional de aeróbica em Portugal.

Participei como ginasta, depois como treinadora e mais tarde como juiz a convite do Joao Guilherme, Alice Rodrigues e André Manz. Quando a aeróbica é reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica, a Federação Portuguesa convida vários treinadores a participar num curso de formação de juiz e treinadora de aeróbica na Suíça em 1995. Comecei a colaborar com a Federação como juiz internacional em 2000 a tempo inteiro entre a direção técnica de aeróbica e a organização da gymnaestrada mundial fiz a opção final de ser profissional nesta área do desporto. fui diretora, formadora, treinadora e juiz de aeróbica entre 2003 e 2015.

Organizei 4 europeus, 5 taças do mundo, vários torneios, participei em quase todos os europeus e mundiais como juiz internacional ou treinadora de seleções nacionais ou chefe de delegações. Colaborei regularmente em múltiplas tarefas de organização dos eventos nacionais e internacionais da federação de ginástica e continuo a ser formadora de juízes e treinadores de aeróbica.

Em 2016 iniciei o projeto Consultório do Treino, o meu projeto profissional que desde Outubro de 2016 funciona em Belém e que é um verdadeiro desafio às minhas capacidades de consultora e gestora do meu próprio negócio nesta aérea do fitness, ginástica e dança.

Desenvolvo programas de atividade física diversificados e em função dos clientes alunos que fartos de atividade física de “massas” querem treinar por prazer, saúde, qualidade e rigor.

Bem vindos ao consultório do treino fitness ginástica e dança by Fernanda marta